A programação festiva em comemoração aos 28 anos da emancipação política de Itinga do Maranhão levou milhares de pessoas à Avenida Presidente Médici, neste final de semana. Foram cinco shows gratuitos de diferentes estilos musicais para agradar os diferentes gostos do público, com participações de Felipão Forró Moral, Renanzinho Pressão, Rodrigo Barros, DJ Duarte e Dj Lucas Truck.
"Foi uma linda festa e tudo transcorreu de maneira tranquila, sem nenhuma intercorrência. Ficamos felizes e satisfeitos em promover um evento recheado de atrações de muita qualidade para todos os itinguenses", disse o prefeito Lúcio Flávio.
A Programação do 28º Aniversário de Itinga do Maranhão se encerra com o 2º Ciclo Tour, neste domingo (13), no qual ciclistas de toda região são convidados a pedalar e contemplar os pontos turísticos e as belas paisagens da cidade. O evento é uma organização da Secretária Municipal de Cultura Lazer e Turismo.
História - Itinga pertencia, politicamente, à cidade de Imperatriz até o ano de 1982. Durante o período de 1982 a 1994, o povoado de Itinga esteve sob o domínio de Açailândia, tempo em que cresceu e desenvolveu-se a ponto de preparar-se para uma possível emancipação. Cresceu em extensão territorial, com abertura de ruas, avenidas, bairros e vilas, através de seu desenvolvimento houve o aumento populacional devido à chegada e instalação de comércios e empresas que geravam empregos para os cidadãos itinguenses. No dia 19 de novembro de 1994 foi realizado o plebiscito, promulgado no Diário Oficial pelo então Governador do Estado do Maranhão, Dr. José de Ribamar Fiquene. Estava criada a cidade de Itinga do Maranhão, sob a Lei de N.° 6.147/94.