O Hospital Municipal de Itinga do Maranhão vem por meio desta nota pública esclarecer e repassar maiores informações referente ao atendimento interrompido por uma cidadã que acompanhava sua mãe, bem como os videos divulgados em grupos de redes sociais nesta quinta-feira, 20 de abril de 2023.
A usuária deu entrada às 12h49min com um quadro clínico não qualificado como urgência/emergência, apresentando sinais vitais estabilizados e acompanhada pela filha. Após a triagem, a técnica acionou o médico plantonista para o atendimento e informou para ambas aguardarem, pois seriam atendidas após o médico finalizar a refeição. A acompanhante da senhora não aceitou a orientação da equipe e invadiu o hospital, mesmo com o agente de portaria tentando contê-la. Ela foi até o médico e lhe disse que ele não estava ali para almoçar e sim para atender.
Após a entrada da acompanhante em área restrita, o doutor foi até a paciente para ver o caso e, a senhora, constrangida pela ação da filha, já estava fora das dependências hospitalares. A acompanhante começou a insultar o médico e retirou sua mãe, interrompendo o atendimento da mesma. Em poucos minutos, os vídeos estavam em grupos divulgando informações completamente equivocadas sobre o caso.
Infelizmente, não é a primeira vez que essa cidadã se comporta de maneira inadequada em ambientes públicos e destrata os profissionais desnecessariamente. Repudiamos e lamentamos o ocorrido, bem como as manifestações de autoridades públicas eleitas que, nem ao menos, tentam buscar as informações de como tudo se procedeu para, aí sim, expressar suas opiniões.