NOTÍCIAS

23-MAI-2023

Secretaria Municipal de Meio Ambiente intensifica autuações a quem joga lixo nas ruas e vias públicas

#MeioAmbiente POR ANTÔNIO CARLOS 23 DE MAIO DE 2023

A Prefeitura de Itinga, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), está intensificando as medidas de notificação aos responsáveis por jogar lixo nas ruas e vias públicas. O descarte irregular de resíduos sólidos nas ruas e terrenos públicos ou privados é um ato ilícito, passível de notificação e multa.

O descarte incorreto torna-se perigoso, tanto para a saúde do ser humano quanto para os animais. A falta de higiene, de acondicionamento correto do lixo - com sacos bem fechados e a separação de resíduos sólidos (preferência para sacos claros) e orgânicos (sacos escuros) -, lixos nas ruas, calçadas e via públicas, são fatores de risco para a transmissão de doenças.

Segundo dados da Fundação Nacional de Saúde, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, bactérias, vírus e outros organismos presentes no lixo sobrevivem e transmitem doenças àqueles que o manuseiam. Indiretamente, um maior número de pessoas pode ser contaminada pelo ar, água e solo, por meio de moscas, baratas, mosquitos, ratos e outros, que tocam os resíduos.

Essas circunstâncias alavancam as doenças como febre amarela, febre tifoide, hepatite, alergia, pneumonia, poliomielite, verminose, entre outras que afetam, principalmente, crianças com até 5 anos de idade, aumentando a mortalidade nesses grupos, de acordo com a Agenda 21 da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para advertir, autuar e punir os responsáveis pelo lixo nas ruas, protegendo a saúde da população, é impositivo que todos exerçam a cidadania. Não basta cuidar do seu lixo, são necessárias medidas como filmar os infratores em ação e denunciar com identificação dos responsáveis.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Habitação Há 16 dia(s)

Prefeitura Municipal beneficia moradores do distrito de Cajuapara com entrega de títulos de regularização fundiária

O Governo Municipal entregou na manhã de sexta-feira (10), em frente ao Posto Policial d [...]

#Festa Há 16 dia(s)

Equipe de Governo participa do Culto de Ação de Graças em comemoração ao aniversário da cidade

Comemorando o 29º aniversário de emancipação da cidade, a equipe de governo, representad [...]

#AssistênciaSocial Há 16 dia(s)

Prefeitura de Itinga realiza solenidade de posse da nova secretária municipal de Assistência Social, Gelciane Torres

A Prefeitura Municipal de Itinga do Maranhão realizou, na manhã da última quarta-feira ( [...]

#Agenda Há 20 dia(s)

Itinga 29 anos!

10 DE NOVEMBRO HOJE É DIA DE CELEBRAR COM ALEGRIA OS ENCANTOS DESSA CIDADE QUE TANTO A [...]

#Agricultura Há 30 dia(s)

Prefeitura de Itinga realiza Dia D da Coleta Itinerante de Embalagens de Agrotóxicos

Durante todo o dia de hoje (31), a Secretaria Municipal de Agricultura está realziando o [...]

#Agricultura Há 34 dia(s)

COLETA ITINERANTE DE EMBALAGENS DE AGROTÓXICOS

Produtor Rural, chegou a hora de devolver as embalagens vazias de agrotóxicos Dia D [...]

#Saúde Há 36 dia(s)

Dia do Cirurgião Dentista - 25 de outubro

Parabéns a todos os profissionais do nosso município!

#Infraestrutura Há 38 dia(s)

Prefeitura de Itinga do Maranhão reconstrói ponte que beneficia produtores de Vavalândia e João Paulo

GOVERNO EM AÇÃO Prefeitura de Itinga do Maranhão reconstrói ponte que beneficia prod [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito