A Prefeitura de Itinga, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), está intensificando as medidas de notificação aos responsáveis por jogar lixo nas ruas e vias públicas. O descarte irregular de resíduos sólidos nas ruas e terrenos públicos ou privados é um ato ilícito, passível de notificação e multa.
O descarte incorreto torna-se perigoso, tanto para a saúde do ser humano quanto para os animais. A falta de higiene, de acondicionamento correto do lixo - com sacos bem fechados e a separação de resíduos sólidos (preferência para sacos claros) e orgânicos (sacos escuros) -, lixos nas ruas, calçadas e via públicas, são fatores de risco para a transmissão de doenças.
Segundo dados da Fundação Nacional de Saúde, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, bactérias, vírus e outros organismos presentes no lixo sobrevivem e transmitem doenças àqueles que o manuseiam. Indiretamente, um maior número de pessoas pode ser contaminada pelo ar, água e solo, por meio de moscas, baratas, mosquitos, ratos e outros, que tocam os resíduos.
Essas circunstâncias alavancam as doenças como febre amarela, febre tifoide, hepatite, alergia, pneumonia, poliomielite, verminose, entre outras que afetam, principalmente, crianças com até 5 anos de idade, aumentando a mortalidade nesses grupos, de acordo com a Agenda 21 da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Para advertir, autuar e punir os responsáveis pelo lixo nas ruas, protegendo a saúde da população, é impositivo que todos exerçam a cidadania. Não basta cuidar do seu lixo, são necessárias medidas como filmar os infratores em ação e denunciar com identificação dos responsáveis.