CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Cultura 28/02/2024 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Itinga Folia 2024 foi um sucesso e atraiu milhares de foliões na Avenida Presidente Médici

Foi um sucesso!!! O Itinga Folia 2024, maior e melhor Lava Pratos de Carnaval dos últimos tempos, realizado pela Secretaria Municipal de Cultura Lazer e Turismo chegou ao fim com avaliação positiva. O evento foi marcado por muita alegria, paz e tranquilidade.

O evento aconteceu na Avenida Presidente Médici, neste fim de semana. A estrutura da festa contou com trio elétrico no corredor da folia e recebeu diversas atrações especiais como: Fabrícia, Alazim Coreano, Kiko Chicabana e Jotavê.

O Itinga Folia 2024 também foi o mais iluminado da história, pois a Prefeitura inaugurou a nova iluminação do trecho urbano da BR-010, uma das maiores conquistas para o município nos últimos anos.

#Cultura 31/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Secretaria Municipal de Cultura divulga atrações do Itinga Folia 2024

A Secretaria Municipal de Cultura Lazer e Turismo acaba de confirmar as bandas e atrações do Itinga Folia 2024, o maior e melhor Lava Pratos de Carnaval dos últimos tempos. O evento acontecerá na Avenida Presidente Médici, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

A estrutura da festa contará com um trio elétrico no corredor da folia e terá diversas atrações especiais como: Fabrícia, Alazim Coreano, Kiko Chicabana e Jotavê.

Confira a programação completa abaixo:

Sexta-feira (23 de fevereiro)

- Fabrícia

- Alazim Coreano

Sábado (24 de fevereiro)

- Kiko Chicabana

- Jotavê

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

O Itinga Folia 2024 também será o mais iluminado da história, pois a Prefeitura vai entregar a nova iluminação do trecho urbano da BR 0-10. A solenidade de inauguração está prevista para ocorrer na sexta-feira, dia 23 de fevereiro, às 19h00, na Avenida Presidente Médici.

#Cultura 18/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Credenciamento de Barraqueiros e Isoposeiros

A Prefeitura Municipal de Itinga inicia hoje, quinta-feira (18), o cadastramento de barraqueiros e isoposeiros que pretendem comercializar durante o Itinga Folia 2024.

A festa terá sua programação montada por todo o curso da Avenida Presidente Médici. Os interessados devem procurar a Secretaria de Cultura para fazer o seu cadastro e receber as orientações pertinentes.

#Cultura 16/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Com apoio da Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo, 7ª Trilha do Caju atrai motoqueiros de toda a região

A emoção rolou solta neste fim de semana, no distrito de Cajuapara, com a 7ª Trilha do Caju. O evento é uma idealização dos trilheiros Barruan e André Muniz, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo.

A 7ª Trilha do Caju já é sucesso entre os trilheiros do Maranhão e do Pará e neste ano trouxe mais desafios aos participantes, com morros e ladeiras que trouxeram muito mais adrenalina.

O evento também marcou o início do calendário de 2024 dos trilheiros no município de Itinga do Maranhão.

#Cultura 12/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Vem aí Itinga Folia 2024

A Prefeitura de Itinga, por meio da Secretaria Municipal de Cultura Lazer e Turismo, acaba de anunciar a realização do Itinga Folia 2024, o maior e melhor Lava Pratos de Carnaval dos últimos tempos. Será na Avenida Presidente Médici, nos dias 23 e 24 de fevereiro.

A festa também será a mais iluminada da história, pois a Prefeitura vai entregar a nova iluminação do trecho urbano da BR 0-10.

#Cultura 02/01/2024 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Milhares de pessoas celebram a chegada do novo ano em Show da Virada na Avenida Presidente Médici

O início de 2024 ficará marcado na vida de milhares de pessoas que acompanharam a festa de Réveillon em Itinga do Maranhão, na Avenida Presidente Médici. O evento realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura Lazer e Turismo, reuniu diversas atrações. Com muita alegria e descontração, a comunidade celebrou a chegada do ano novo com atrações locais e os sucessos do Laércio Arruda, o Bagaceira, e Renanzin Pressão, diretamente de Fortaleza para o melhor réveillon da região!

Além de uma opção de lazer e entretenimento para todos os itinguenses, a festa movimentou a economia local, com mais renda e dinheiro circulando na cidade.

O município fortaleceu o esquema de segurança para reforçar a proteção da comunidade na festa de Réveillon. O evento contou com uma ação integrada de segurança entre a Guarda Municipal e Polícia Militar.

Foi uma noite de muita paz e animação.

#Cultura 30/12/2023 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Réveillon 2024 na Avenida Presidente Médici

Réveillon 2024!!! É neste domingo na Avenida Presidente Médici. Vai ter festa, vai ter alegria! E começa às cinco horas da tarde, com som automotivo liderado até às oito horas da noite. No palco da virada, vai ter R.Lima, Hélio Amaral e Companya e Piseiro de Luxo. E a noite continua com Laércio Arruda, o Bagaceira, pra agitar a galera!!!!

Logo após, a festa vai ficar completa ao som de Renanzin Pressão, diretamente de Fortaleza para o melhor réveillon da região! É show!!!! É o ano novo chegando com muita paz a alegria.

Réveillon 2024

Realização: Secretaria Municipal de Cultura Lazer e Turismo

Prefeitura de Itinga - uma cidade de todos!

#Cultura 22/03/2023 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Seclatur reúne representantes dos segmentos culturais em escuta sobre Lei Paulo Gustavo

Na última terça-feira (21), foi realizada na Secretaria Municipal de Cultura, Lazer e Turismo a reunião de alinhamento cultural da Oitiva Lei Paulo Gustavo, com a participação dos representantes do segmento cultural de Itinga Maranhão.

O encontrou visou construir estratégias e definir critérios para aplicação dos recursos que serão repassados ao município pelo Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo (Lei complementar Nº 195, de 08 de julho de 2022).

Aprovada pelo Congresso Nacional, a LPG prevê o repasse total de R$ 3,862 bilhões a estados, municípios e ao Distrito Federal para aplicação em ações emergenciais que visem combater e mitigar os efeitos econômicos e sociais da pandemia da Covid-19 sobre o setor cultural.

Oriundos do Fundo Nacional da Cultura (FNC), responsável pela promoção cultural do país, os recursos serão repassados aos entes federativos, através do Sistema Nacional de Cultura.

#Cultura 20/03/2023 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Oitiva Lei Paulo Gustavo

A Prefeitura Municipal de Itinga do Maranhão, por meio da Secretaria Municipal de Cultura Lazer e Turismo, convoca todos os agentes culturais do município e a comunidade interessada para uma reunião de alinhamento, que irá discutir o Plano de Ação com vistas ao recebimento dos recursos Lei Paulo Gustavo.

A reunião acontecerá nesta terça-feira, dia 21 de março, às 19h30, na Secretaria Municipal de Cultura, localizada na Avenida Presidente Médici (antigo Farol da Educação).

#Cultura 20/11/2022 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Dia da Consciência Negra

O respeito não possui cor, mas sim consciência!

#Cultura 12/11/2022 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Itinga celebra 28º aniversário de emancipação com shows na Avenida Presidente Médici

A programação festiva em comemoração aos 28 anos da emancipação política de Itinga do Maranhão levou milhares de pessoas à Avenida Presidente Médici, neste final de semana. Foram cinco shows gratuitos de diferentes estilos musicais para agradar os diferentes gostos do público, com participações de Felipão Forró Moral, Renanzinho Pressão, Rodrigo Barros, DJ Duarte e Dj Lucas Truck.

"Foi uma linda festa e tudo transcorreu de maneira tranquila, sem nenhuma intercorrência. Ficamos felizes e satisfeitos em promover um evento recheado de atrações de muita qualidade para todos os itinguenses", disse o prefeito Lúcio Flávio.

A Programação do 28º Aniversário de Itinga do Maranhão se encerra com o 2º Ciclo Tour, neste domingo (13), no qual ciclistas de toda região são convidados a pedalar e contemplar os pontos turísticos e as belas paisagens da cidade. O evento é uma organização da Secretária Municipal de Cultura Lazer e Turismo.

História - Itinga pertencia, politicamente, à cidade de Imperatriz até o ano de 1982. Durante o período de 1982 a 1994, o povoado de Itinga esteve sob o domínio de Açailândia, tempo em que cresceu e desenvolveu-se a ponto de preparar-se para uma possível emancipação. Cresceu em extensão territorial, com abertura de ruas, avenidas, bairros e vilas, através de seu desenvolvimento houve o aumento populacional devido à chegada e instalação de comércios e empresas que geravam empregos para os cidadãos itinguenses. No dia 19 de novembro de 1994 foi realizado o plebiscito, promulgado no Diário Oficial pelo então Governador do Estado do Maranhão, Dr. José de Ribamar Fiquene. Estava criada a cidade de Itinga do Maranhão, sob a Lei de N.° 6.147/94.

#Cultura 12/10/2022 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Dia das Crianças

Esta data celebra os direitos das crianças e adolescentes, ajudando a conscientizar as pessoas (os pais, em especial) sobre os cuidados necessários durante esta fase da vida.

#Cultura 12/10/2022 ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO Dia de Nossa Senhora Aparecida

O Dia de Nossa Senhora Aparecida é comemorado em 12 de outubro e é considerado feriado nacional no país.

De acordo com a história, no ano de 1717, pescadores lançaram suas redes no Rio Paraíba do Sul. Os pescadores tinham como objetivo pescar peixes grandes para um jantar especial para o Conde de Assumar.

Eles tentaram muito, mas não estavam conseguindo pescar nada. Quando já estavam quase desistindo, um pescador chamado João Alves apanhou uma imagem de Nossa Senhora da Conceição, primeiro o corpo e depois a cabeça, e enrolou-a em um manto. Em seguida, as suas redes que até então vinham vazias, abundavam em peixes.

#Cultura 18/08/2022 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Itinga comemora Dia Municipal do Evangélico, neste sábado

Vem aí! Dia Municipal do Evangélico 2022! É neste sábado, 20 de agosto, a partir das 7 horas da noite, no antigo parque de exposições, ao lado do supermercado Camino. Venha, traga toda a família e participe deste momento de louvor e adoração com a banda Expresso Petencostal.

E durante o evento, haverá sorteios e 10 mil reais em premiação. Não perca!

Vamos juntos profetizar bençãos para Itinga do Maranhão no Dia Municipal do Evangélico 2022!

#Cultura 08/08/2022 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Departamento Municipal de Turismo realiza cadastramento de artesãos

Com o intuito de valorizar e fortalecer o artesanato, a Prefeitura de Itinga, por meio do Departamento Municipal de Turismo, vai efetivar a Carteira do Artesão no município. O documento é uma identificação nacional para os artesãos e trabalhadores manuais.

CADASTRAMENTO

Dia: de 08 a 12 de agosto (Segunda a Sexta-feira)

Local: Sede da Secretaria de Cultura (antigo Farol da Educação)

Das 08h00 às 12h00

Apresentar cópia dos seguintes documentos:

- Carteira de Identidade; e/ou (Documento de identificação com foto);

- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);

- comprovante de residência;

- cópia do documento de inscrição no PIS/PASEP (opcional);

- 1 (uma) foto 3 x 4.

#Cultura 30/11/2021 SECRETARIA DE CULTURA, LAZER E TURISMO Itinga recebe Cine Guarnicê Itinerante, neste sábado (04)

Com o apoio da Prefeitura, por meio das secretarias municipais de Cultura e de Educação, Itinga recebe, neste sábado (04), o Cine Guarnicê Itinerante, que vem percorrendo municípios do interior do Maranhão promovendo sessões de cinema e ações formativas.

Realizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEC) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), o Guarnicê Itinerante tem o objetivo de expandir a abrangência do festival e contribuir com a democratização do acesso ao cinema.

O projeto é patrocinado pela Equatorial Maranhão, Instituto Cultural Vale, Centro Elétrico, SECMA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Governo do Maranhão.

A programação é composta por uma sessão de curtas-metragens participantes do Guarnicê 2021 e por oficinas de stop-motion destinada a alunos da rede pública de ensino. Todas as atividades são gratuitas.

Programação:

No sábado (04), no turno da tarde, serão realizadas oficinas de stop-motion com alunos da rede pública, na Escola Municipal Raimundo Pires Chaves. Já a mostra de cinema será exibida na Praça da Ana da Penha, a partir das 18:30h.

www.itinga.ma.gov.br
Emitido dia 26/04/2024 às 08:38:41