CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 05/06/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Dia Mundial do Meio Ambiente

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), e tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Atualmente, existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. A destruição constante de habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que exercem maior influência na sobrevivência de diversas espécies.

Tendo em vista o acentuado crescimento dos problemas ambientais, muitos pontos merecem ser revistos tanto pelos governantes quanto pela população para que os impactos sejam diminuídos. Se nada for feito, o consumo exagerado dos recursos e a perda constante de biodiversidade poderão alterar consideravelmente o modo como vivemos atualmente, comprometendo, inclusive, nossa sobrevivência.

#MeioAmbiente 23/05/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Secretaria Municipal de Meio Ambiente intensifica autuações a quem joga lixo nas ruas e vias públicas

A Prefeitura de Itinga, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), está intensificando as medidas de notificação aos responsáveis por jogar lixo nas ruas e vias públicas. O descarte irregular de resíduos sólidos nas ruas e terrenos públicos ou privados é um ato ilícito, passível de notificação e multa.

O descarte incorreto torna-se perigoso, tanto para a saúde do ser humano quanto para os animais. A falta de higiene, de acondicionamento correto do lixo - com sacos bem fechados e a separação de resíduos sólidos (preferência para sacos claros) e orgânicos (sacos escuros) -, lixos nas ruas, calçadas e via públicas, são fatores de risco para a transmissão de doenças.

Segundo dados da Fundação Nacional de Saúde, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, bactérias, vírus e outros organismos presentes no lixo sobrevivem e transmitem doenças àqueles que o manuseiam. Indiretamente, um maior número de pessoas pode ser contaminada pelo ar, água e solo, por meio de moscas, baratas, mosquitos, ratos e outros, que tocam os resíduos.

Essas circunstâncias alavancam as doenças como febre amarela, febre tifoide, hepatite, alergia, pneumonia, poliomielite, verminose, entre outras que afetam, principalmente, crianças com até 5 anos de idade, aumentando a mortalidade nesses grupos, de acordo com a Agenda 21 da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para advertir, autuar e punir os responsáveis pelo lixo nas ruas, protegendo a saúde da população, é impositivo que todos exerçam a cidadania. Não basta cuidar do seu lixo, são necessárias medidas como filmar os infratores em ação e denunciar com identificação dos responsáveis.

#MeioAmbiente 20/04/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Secretaria de Meio Ambiente faz reposição de lixeiras em vias e áreas de prédios públicos

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente - SEMMA, está realizando a reposição de lixeiras em vias, áreas de prédios públicos e lugares estratégicos de trânsito intenso ou concentração de pessoas.

Os tambores são doados por empresas privadas para a Semana, que, em parceira com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, confecciona as lixeiras e, com a colaboração da CAESI, realiza a distribuição pelas vias pública do município.

Essa é mais uma das várias grandes reposições de lixeiras executada na atual gestão, no sentido de se coibir e evitar a poluição na cidade, além de orientar a comunidade sobre o destino correto do lixo.

#MeioAmbiente 31/01/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Prefeitura faz campanha de conscientização para período de defeso em Itinga do Maranhão

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente está realizando uma campanha de conscientização com os pescadores, comerciantes e população ribeirinha para o período de defeso, também chamado piracema. A pesca, industrialização, transporte e comercialização de peixes fica proibida durante este período, de acordo com a Instrução Normativa Interministerial MPA/MMA N° 13/2011. O documento trata, especificamente, sobre a piracema na bacia do rio Gurupi, seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais coleções de água, proibindo a pesca no período de 1 de novembro a 28 de fevereiro.

A piracema é o período em que determinadas espécies de peixes enfrentam grandes jornadas rio acima a fim de garantir um local adequado para sua desova e alimentação. Durante a piracema, os peixes nadam contra a correnteza em cardumes, vencendo obstáculos naturais, como as cachoeiras, e também aqueles criados pelo homem, como barragens hidrelétricas. Algumas espécies nadam mais de dois mil quilômetros até alcançarem as nascentes, sendo uma viagem exaustiva, mas essencial para a reprodução.

Durante o fenômeno da piracema, a pesca fica proibida (período de defeso), uma vez que os grandes cardumes encontram-se no seu período de reprodução. A captura de grande quantidade desses peixes nessa época pode ocasionar uma diminuição da população de uma determinada espécie, prejudicando, assim, o meio ambiente e todos que retiram do peixe o seu sustento.

De acordo com a Lei de crimes ambientais nª 9605/1998 e o Decreto nª 6.514/2008, aqueles que sejam flagrados pescando, transportando ou comercializando peixes nativos nas datas proibidas, poderá ser autuado com detenção até três anos e multas de até 100 mil reais.

#MeioAmbiente 31/01/2023 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE CHEGOU A PIRACEMA, RESPEITE A NATUREZA! De 01 de novembro de 2022 a 28 de fevereiro de 2023

O que é a piracema?

É um processo natural que ocorre anualmente e consiste na migração dos peixes rio acima, onde encontram condições adequadas para a sua reprodução. Nesse período os peixes tornam-se presas fáceis e são pescados com grande facilidade. Quem pesca nessa época interrompe o ciclo de reprodução dessa espécie, contribuindo para a redução do estoque pesqueiro nos rios.

Qual o período de defeso na piracema?

O período defeso ocorre de 1º de novembro a 28 de fevereiro. A piracema ocorre nos períodos de chuva, épocas em que se observa uma maior abundância de alimentos, o que é fundamental para os peixes em migração. Além disso, com o acúmulo de detritos nos rios, a visibilidade na água é reduzida, o que ajuda os peixes a protegerem-se de predadores.

O que é proibido?

É proibida a pesca esportiva, amadora, subaquática, ornamental e artesanal. Durante o fenômeno da piracema, a pesca fica proibida (período de defeso), uma vez que os grandes cardumes encontram-se no seu período de reprodução. A captura de grande quantidade desses peixes nessa época pode ocasionar uma diminuição da população de uma determinada espécie, prejudicando, assim, o meio ambiente e todos que retiram do peixe o seu sustento.

#MeioAmbiente 28/01/2022 SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE Visita técnica na primeira usina siderúrgica carbono neutra do mundo marca retorno das atividades do AJA

A Prefeitura de Itinga segue estimulando o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de competências e habilidades que proporcionem a construção de uma cidadania ambiental, por meio do AJA (Programa Agente Jovem Ambiental).

As atividades do ano de 2022 foram iniciadas com uma VISITA TÉCNICA DOS AGENTES JOVENS AMBIENTAIS DE ITINGA DO MARANHÃO, na última sexta-feira (28), na empresa AÇO VERDE DO BRASIL, no município de Açailândia, onde conheceram o Sistema de Gestão Ambiental e controle de requisitos legais, desta que é a primeira usina siderúrgica carbono neutra do mundo.

O evento foi uma iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente de Itinga (SEMMA), juntamente com a Coordenação de Educação Ambiental e a Coordenação Estadual dos Agentes Jovens Ambientais do Maranhão.

www.itinga.ma.gov.br
Emitido dia 08/05/2024 às 05:07:43