Lúcio Flávio Araújo Oliveira

O prefeito Lúcio Flávio é um jovem empreendedor e gestor público.  Formado em Administração, ele acredita que com trabalho e honestidade é possível fazer Itinga do Maranhão avançar rumo a melhores dias, tornando uma cidade melhor a todos os seus moradores.    

Filho do comerciante Moacir Neves Oliveira e da professora Maria Lúcia Araújo Oliveira, Lúcio Flávio Araújo Oliveira nasceu no dia 04 de julho de 1979. Por falta de hospital no então vilarejo que mais tarde seria o município de Itinga do Maranhão, o nascimento ocorreu em Imperatriz. Sua infância se passou no Bairro Coqueiral, onde costumava brincar com os amigos em uma carvoaria próxima a sua casa.

Garoto tímido, desde cedo alimentava uma paixão pelo futebol. Sonhava se tornar jogador profissional de futebol. Suas habilidades no esporte foram desenvolvidas nos campinhos de chão, sem camisas oficiais dos times, sem chuteiras e qualquer outro incentivo. Depois dos jogos, Lúcio, como toda criança de sua época, adorava se refrescar nos vários banhos naturais que a região dispunha. O Rio do Pau era o mais frequentado pela garotada.

A vida acadêmica de Lúcio teve início na Obra Social Madre Luiza, das Irmãs Sacramentinas de Bérgamo. Em séries mais avançadas, estudou ainda no Centro Educacional Concórdia e na Unidade Integrada Terezinha de Jesus Coelho Rocha, onde funcionava o anexo Cafeteira. Com a própria mãe, que era catequista, aprendeu também os primeiros passos do Evangelho, o que certamente o preparou para a primeira comunhão e a crisma, realizadas na Paróquia Bom Jesus da Lapa.

O primeiro emprego veio na adolescência, de uma forma muito simples e honrada. Lúcio começou a ganhar seu próprio dinheiro fazendo bicos como entregador de gás. A partir deste momento ele não parou de trabalhar. Foi vendedor crediarista, auxiliar administrativo na Cikel Brasil Verde, e treinador e monitor do programa Esporte Solidário, do Governo do Estado do Maranhão.  A ocupação que mais lhe trouxe aprendizado e estabilidade veio da Cikel, onde teve pela primeira vez sua carteira profissional de trabalho assinada. Lá trabalhou por seis anos no setor do almoxarifado, acumulando ótimas experiências.

A vida de Lúcio Flávio teve ainda capítulos para além da cidade de Itinga do Maranhão. Na juventude quis concretizar seu sonho de infância e decidiu ir ao Rio de Janeiro para participar de testes, com o objetivo de entrar em algum grande clube de futebol. Este foi um dos momentos mais marcantes de sua vida. Em terras cariocas, um primeiro estalo de mundo veio à sua cabeça. Foi aí que percebeu o quanto Itinga precisa evoluir e desenvolver.

Com o coração cheio de saudades por sua terra natal, Lúcio voltou ao Maranhão. Era véspera do dia das mães e, em seu retorno, a vida lhe reservou uma grande surpresa.  Ele conheceu a jovem Rosângela Maria Pereira Vidal, por quem se encantou e apaixonou-se. Lúcio resolveu ficar de vez na cidade e casar com sua amada. Da união com Rosângela, veio quatro filhos biológicos e três adotivos.

No ano de 2006, Lúcio e Rosângela se uniram em um propósito desafiador: iniciar o próprio negócio. Assim nasce a Zaruky Camisetas, empresa do ramo de malharia que conseguiu atrair bons fornecedores, clientes e bons profissionais. A empresa se tornou fonte de renda para o casal empreendedor e para vários pais e mães de famílias que também trabalhavam na Zaruky, na produção de roupas e confecções.

Quatro anos mais tarde, já em 2010, uma grande oportunidade de alavancar a carreira profissional fez com que Lúcio deixasse sua empresa arrendada para ex-funcionários. Lúcio recebeu um convite do então prefeito de Açailândia, Ildemar Gonçalves, para que assumisse um cargo no Setor de Suprimentos da prefeitura daquela cidade. Trabalhando com Ildemar, aprendeu muito sobre política e administração pública.  A experiência foi uma grande escola e serviu de base para projetos vindouros.

Diante de várias situações vividas, Lúcio Flávio compreendeu que podia fazer algo pelas pessoas e pelo município de Itinga do Maranhão. A carga de conhecimento adquirida nos últimos anos, lhe dava força e vigor para trilhar novos desafios na política. Por dez anos foi filiado e militante do Partido Socialista Brasileiro (PSB). Em 2011, com muita humildade e pé no chão, Lúcio se tornou presidente do Partido Republicano Brasileiro (PRB). Na oportunidade, lançou seu nome como pré-candidato a prefeito de Itinga, se colocando a disposição do povo, das lideranças políticas e dos amigos. Com adesão de vários apoios importantes, nas eleições municipais de 2012, obteve 5.736 votos, sendo o segundo colocado na disputa eleitoral. A expressiva votação, significou confiança e crédito da sociedade para com seus ideais políticos.

Na pós-campanha de 2012, Lúcio Flávio decidiu novamente empreender. Em sociedade com seus irmãos, abriu uma empresa no ramo da construção civil. Mesmo cuidado do seu próprio negócio, não deixou de atender e ouvir o clamor do povo. Em 2015, a convite do governador Flávio Dino, assumiu o cargo de superintendente de articulação política da Regional de Açailândia, que compreende oito municípios e no qual pode levar ao Governo do Estado as necessidades e anseios do interior maranhense. Ainda no mesmo ano, decidiu sair do PRB e ingressar no Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

O ano de 2016 reservou a consolidação do projeto político de Lúcio. Com o apoio de 13 partidos, novamente se colocou à disposição como candidato a prefeito pela coligação “Itinga de todos nós”. O povo, esperançoso e sedento por mais desenvolvimento e dias melhores, consagrou Lúcio Flávio prefeito de Itinga do Maranhão, com 7.847 votos (60,17% dos votos válidos).

Lúcio foi diplomado prefeito no dia 15 de dezembro de 2016 e assumiu o mandato em 01 de janeiro de 2017.